terça-feira, janeiro 30, 2007

O sol brilha

Tá certo que dessa vez São Pedro deu um banho na nossa estação favorita, mas o verão veio, saárico e implacável nos dias de sol da Babilônia, trazendo suas manias, modismos e músicas. Nos últimos dias da estação chega "Raps de Verão - vol. 2", um mixtape delicioso produzido por Paulo Napoli, rapper e jornalista, blogueiro, fotologueiro, podcasteiro e há tempos nesse corre.

O primeiro volume ganhou as ruas em 2005 e trouxe à luz do sol nomes que se sobressairam ao longo do ano como Elo da Corrente, A Filial. Há parcerias do próprio Napoli com Parteum, participação do DJ Nutz, entre os da velha guarda e o povo da nova escola que somam e resultam nas 16 faixas diferentes, embaladas com projeto gráfico bacana da MOST. Tudo dentro desse incrível fundamento que é a mixtape. Profissionalizada pela cultura do hip hop e posteriormente, da música eletrônica, essa mídia - já que hoje ganha forma de cd - existe para difundir o trabalho das pessoas e fazer dançar os amantes do gênero que às vezes só ouvem determinada faixa na pista de dança.

"Raps de Verão vol 2" sai da sombra nesse sábado e traz 24 faixas, além da assinatura de Napoli na mixagem e masterização. Coisa de gringo. Abaixo um papo rápido sobre o projeto:

1) Por que "Raps de verão"? Vai sair uma edição só nessa estação?
Paulo Napoli diz:
então, Raps de Verão é uma mixtape temática, com artistas independentes de rap, de varios estados, fazendo musicas inspiradas no verão, que é a cara do Brasil







2) quem participa da segunda edição?
Paulo Napoli diz:
01 - Paulo Napoli - Intro Raps de Verão (Prod. Veiga)
02 - Contra Fluxo - A Corrente do Bem (Prod. Munhoz)
03 - J3 - Na Areia (Prod. Zeela)
04 - De Leve - Tema da novela das 8
05 - Nathy Faria & DJ Lu - Areia, Mar e Sol (Prod. DJ Lu)
06 - MC Ralph - Estilo Hi (Prod. Iky Castilho)
07 - A Filial - Vira Lata (Prod Edu Lopes)
08 - Um Degrau - Long Beat (Prod. Venom)
09 - Lumbriga - Tarde Chuvosa (Prod. Munhoz)
10 - Escoria - Classicidade (Prod. B-Hell)
11 - Paulo Napoli e Leco - Tempo Fechado (Prod. Napoli)
12 - Anticaos - A Chuva
13 - Dalmatas - Alô, Alô (Prod. Boaventura)
14 - Fluxo - 50 Graus de Problemas (Prod. Arthur Moura)
15 - Savave - Chave Mestra (Prod. Dario)
16 - Gasper - Varios Verões (Prod. Doxsoul)
17 - Jamés Ventura - Interação Complexa (Prod. Napoli)
18 - De Repent - Só Alegria (Prod. Bicho Kleber)
19 - Max BO - Sol, racha, cidade (Prod. Veiga)
20 - Paulo Napoli & Veiga - Amor de Praia (Prod. Veiga)
21 - MC Lica - Summertime (Prod. Gutter Fetter e Wus)
22 - Flora e Papo_Reto - Ocupando o Espaço do Asfalto (Prod. Arthur Moura)
23 - Veiga e Salazar - Carimbo o Passaporte
24 - Pentágono - Vou Me Jogar (Prod. Dodiman)
são oito estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG e GO

2 1/2) tem alguém q não participou do primeiro e entrou agora?
Paulo Napoli: quase todos - na real de "repetido" só eu (que apresento a mix e rimo em tres sons), o Leco e A Filial
2 3/4) a idéia então foi chamar gente nova?
Sim, o Brasil tem uma produção independente super grande e madura, tanto que de 16 faixas o vol2 pulou pra 24

3) Como você avalia a cultura do mixtape por aqui? ela existe fora do mondo rap?
Paulo Napoli : Sim, qdo o volume 1 saiu a Ilustrada entrevistou uma galera que fazia, e dentre eles tinha DJ Guab, que faz mixtapes de Rock. Aqui no brasil ta ficando mais conhecida, do volume 1 pra cá (quase 2 anos) muitas outras foram lançadas

4) Qual foi a repercussão da primeira? por que fazer a segunda?
Paulo Napoli diz:
A primeira e a segunda tem o mesmo objetivo: ampliar a exposição de artistas de rap independentes com trabalhos maduros, principalmente dos que estão fora do eixo ja manjado RJ-SP. Na primeira fizemos lançamento no Circo Voador... e alguns grupos conseguiram visibilidade na midia local de cada um, via Raps de vERAO, que veio de SP. Isso foi bacana, gente que nunca apareceu na midia apareceu, e se tornou conhecido aqui. Outra função do RdV é revelar tbm novos produtores

5) quem quiser comprar, baixar, te ouvir, como faz?
Paulo Napoli diz:
Dá para ouvir as duas no : www.myspace.com/rapsdeverao
baixar ainda num ta disponivel
comprar:
em SP, nas lojas das Grandes Galerias
fora de SP: www.bocadaforte.com.br/loja

6) vc mixou e masterizou essa edição, qual a diferença que isso faz?
Paulo Napoli diz: A outra edição eu q mixei tbm, e foi masterizado no rocha; A masterização é o acabamento. O acabamento do vol2 ta melhor, mais sólido e com as freqüências batendo como se fosse feito nos EUA.


*a vida instântanea é uma beleza...

Marcadores:

2 Comments:

Blogger Paulo said...

Renaite é ótemo!

Muito bom!

Adorei a entrevista!

Valeuzão pelo espacio!

Logo mais te lanço o Vol.2!

Beijo!

11:53 PM  
Blogger Felipe said...

ESQUECERAM DE FALAR Q A ARTE EH ASSINADA POR MIM.

MAS TUDO BEM... COMO AMBOS OS JORNALISTAS SAO MEUS AMIGOS... VOU DEIXAR PASSAR.


NA PROXIMA VOU RETALHAR

5:33 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home